quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Automatizar a sua casa, um sonho ou realidade ?


A casa inteligente, se não for a fantasia mais comum de um NERD, com certeza é uma das dez mais. Coisas como o controle de iluminação quando alguém entra e sai de um ambiente, temperatura do ar condicionado de acordo com a temperatura externa um controle remoto unificado já não são sonho a muito tempo. Já não é apenas ficção científica dos anos 80. Existem vários brinquedos disponíveis para equipar a sua casa.
Na grande maioria dos casos ainda as soluções divertidas, são para poucos que tem muito dinheiro disponível para investir na aquisição destes produtos ou na customização de soluções, mas surge uma luz no fundo do túnel, pois a medida que as soluções se  popularizam, obviamente os custos também caem.

Porque automatizar a sua casa ?

Um dos principais motivos da automação é a economia de energia proporcionada, ou seja, conseguimos transformar uma casa mais eficiente no consumo de energia. Claro que não estamos falando simplesmente em apagar as luzes, mas tornando o consumo desta energia mais eficiente. Além do consumo de energia, citamos outras aplicações como o gerenciamento de segurança, a integração de imagem e som tudo controlado de apenas um ponto. 

O controle de dispositivos X10 é a chave para a integração e abre a porta do mundo da automação. Existem milhares de equipamentos e softwares disponíveis que podem ser utilizados das mais variadas formas, permitindo desde o controle de iluminação até permitir que o computador tome uma ação caso a campainha de sua casa seja tocada. As possibilidades são inúmeras, existem dispositivos e softwares para interação através de comandos de voz com o computador. 

Fabricantes lançam refrigeradores que acessam a Internet entre outros equipamentos que estão aumentando a disponibilidade de recursos para a automação de nossos lares a custos mais acessíveis. O sonho do controle total ainda é um pouco distante, mas acredito que em poucos anos teremos outras ofertas e quem sabe casas/apartamentos comercializados com uma maior quantidade de automação embutida.

Links interessantes:


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

SAP Brasil elege cinco verticais de negócio para triplicar faturamento

Com bom desempenho neste ano, a subsidiária brasileira tem como meta triplicar o faturamento com a venda de produtos até 2015. Para alcançar esse objetivo, a empresa irá concentrar o foco em cinco setores: governo, finanças, varejo, agronegócio e saúde.


No ano em que completa 15 anos de presença no país, a SAP Brasil terá motivos de sobra para comemorar. A fabricante de software de gestão empresarial registrou crescimento de três dígitos no primeiro semestre, obteve expansão de 132% no mercado de pequenas e médias empresas (PMEs) no terceiro trimestre e deve fechar o ano com resultado acima do estimado, conforme informou o presidente da subsidiária brasileira, Luís César Verdi, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 2, em São Paulo. 

De acordo com o executivo, levantamento da IDC aponta que, no primeiro semestre, a SAP ampliou, em faturamento, a participação no mercado de ERP em 2,7% e em 2,41% no segmento de business intelligence (BI). Segundo ele, grande parte do crescimento foi obtida nos mercados de varejo, atacadista e nos setores financeiro e público, justamente aqueles nos quais a empresa tinha participação menor. "Apostamos nesses setores e as respostas foram bastante positivas."

Verdi ressalta que este ano será o primeiro de um período de cinco anos que a SAP Brasil se comprometeu com o board da companhia a triplicar o faturamento com a venda de produtos. Para alcançar essa meta ele diz que a empresa irá concentrar o foco em cinco verticais de negócio: governo, finanças, varejo, agronegócio e saúde. "Nosso desempenho depende de crescer nessas verticais, assim como em PMEs", diz o executivo.

Outra área que a SAP Brasil irá atacar para alcançar o objetivo será na formação de recursos humanos. "Não conseguiremos crescer se não ampliarmos a quantidade de consultores", diz Verdi, adiantando que a empresa irá investir e apoiar os parceiros de negócio para que consigam expandir a equipe de consultores para implantação de soluções SAP. Além disso, empresa vai investir também na parceria com universidades – hoje são dez no país – para o treinamento formandos nos cursos de graduação e pós-graduação nos software da empresa.

O presidente da SAP ressalta que, para a companhia, o ano ainda não terminou, já que muitas empresas costumam fechar alguns projetos nesta época. "Mas devemos encerrar o ano com um crescimento acima do estimado", afirma Verdi.
 



Fonte: TI Inside

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Segurança de acesso a informações na Internet ganha novo reforço.

Não se faz necessário mais estatísticas do que as já consolidadas em nosso dia a dia na Internet, mas o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br) revelou que o número de ataques a computadores, de julho a setembro de 2010, foi de quase 40 mil. Atenta a esse cenário, a Hostnet lançou um Token de segurança para sites e senhas na internet, que garante mais proteção a dados sigilosos. 
A novidade foi possível graças a uma parceria com a VeriSign. O Token é um dispositivo de segurança para autenticação online que gera senhas temporárias, solicitadas juntamente com a senha quando os usuários pretendem se logar a algum sistema. Os tokens de segurança já são amplamente utilizados em transações bancárias, especialmente em contas corporativas.
A iniciativa da Hostnet permite que clientes com sites hospedados na empresa criem áreas internas dentro de páginas que requerem um nível maior de segurança, como, por exemplo, sistemas administrativos que funcionam online ou qualquer outra aplicação. Com uma internet cada vez mais integrada aos sistemas de gestão da empresa, o acesso seguro a essas informações deverá se tornar algo cada vez mais necessário.
A tecnologia está sendo disponibilizada aos clientes gratuitamente através do Token celular, para ser usado através de aparelhos como iPhone, BlackBerry, Android e outros, assim como o Token Toolbar, modelo para ser utilizado no navegador Internet Explorer. O modelo físico, semelhante a um pen drive, é vendido a R$ 30.
"A Hostnet já trabalha com a forma clássica de autenticação e agora sai na frente com a chave única digital, já que as principais normas nacionais e internacionais recomendam pelo menos duas formas de reconhecimento", afirma Bruno Salgado, especialista em segurança da informação e diretor da Clavis Segurança da Informação.        


Com a convergência digital cada vez mais apontando para sistemas disponíveis e acessíveis pela Internet, este é um reforço bem vindo.



Cesar Micael Sarafim
Fonte: TI Inside