Escolher uma boa plataforma para o VDI, certamente facilitará o processo, mas não é garantia de sucesso.
É muito importante saber o MIX de serviços que será ofertado aos usuários, desde desktops compartilhados a dispositivos móveis como tablets podem ser alvo da Virtualização.
Disponível para mainframes IBM a partir de 1965, a virtualização tem-se mostrado eficiente na maximização de recursos computacionais. Disponível para ambientes x86 a partir de 2001 através do VMWare.
Atualmente, existe uma variedade de soluções de virtualização de ambientes oferecida pelos principais fornecedores de software: IBM, Microsoft, HP, Sun, Novell, VMware e Oracle. Como era de se esperar um dos conflitos não resolvidos diz respeito ao Licenciamento das plataformas, ainda não existe um consenso sobre este tema.
Podemos identificar três estágios da Virtualização que são seguidos quase que naturalmente por quem inicia o processo.
-Consolidação de Servidores
-Redução do Consumo de Energia
-Gerenciamento do Ambiente
Segunda Etapa
-Gerenciamento da Carga de Processamento e Memória
-Suporte a Soluções de Continuidade de Negócios (Alta Disponibilidade e contingência)
-I/O Escalável
Terceira Etapa
-Escalabilidade dos Serviços
-Gestão de Capacidade
-Ambiente reconfigurável
Abaixo listamos alguns desafios de quem opta pela Virtualização.
1-Abdicando do Físico
É muito importante a definição correta do ambiente físico que vai hospedar a virtualização.
2-Perfornace de Aplicativos abaixo da Média
A falta de investimento de alguns fabricantes de software na adaptação para suporte de suas aplicações em ambientes virtualizados leva em alguns casos a problemas de performance que estão ligados ao formato ao qual a aplicação se comporta no ambiente físico.
3-Segurança Falha
Na implementação de um ambiente virtual, elimina-se o vínculo entre o hardware e o software, o que pode gerar confusão na hora de proteger sua infraestrutura.
4-Casamento com o Fornecedor de Virtualização
Como os standards de mercado ainda não estão definidos, você poderá ficar preso a um único fornecedor e isto poderá se tornar caro no futuro.
5- Acúmulo de Máquinas Virtuais
Dada a facilidade de implementação de uma máquina Virtual, as organizações tendem a aumentar os sistemas virtuais.
6-Custos de Licenciamento
O custo de licenciamento dos Softwares que serão virtualizados, podem ir para a estratosfera. Se você tiver um sistema que licencie por CPU, migrar de um servidor com 1 processador para um com 4 processadores, mesmo que o servidor virtual tenha apenas 4 cores, poderá significar um aumento no valor do licenciamento deste software.
7 Armazenamento e Throughput de Rede
Dois fatores importantes para a VIrtualização. Se a Storage for mal dimensionada, fatalmente o projeto poderá naufragar porque a Storage não conseguiu suportar o I/O. Da mesma forma o dimensionamento da capacidade das placas de rede do HOST que vai hospedar a virtualização.