Em determinados momentos de nossa carreira precisamos de uma receita de bolo que já foi aplicada na prática.
Em minha carreira tive oportunidade de atuar com diversas equipes com os mais diversos níveis de preparação, técnica e emocional.
Para comandar equipes com sucesso os executivos tem uma série de atribuições conhecida de todos, contratar e manter talentos, administrar conflitos, interesses e garantir a produtividade da equipe. Apesar de todos ter consciência do seu papel, são poucos os que tratam este assunto formalmente.
Na minha opinião um líder de sucesso deve ter controle do que acontece com sua equipe não por meio de cobranças, monitoramento ou ameaças. Mas, sim, através de um bom preparo para o cargo.
E a principal lição para o sucesso é OUVIR a equipe.
Claro que cada líder tem suas características pessoais e que nem sempre todos tem a aptidão básica de ouvir sua equipe, mas a equipe não pode ser procurada somente diante das crises.
A equipe precisa perceber do líder o real interesse nos temas relacionados aos integrantes, interesses estes que não são somente profissionais, pois as pessoas tem diversas vidas e todas estão ligadas e se relacionam.
As empresas buscam hoje líderes que estimulam, ajudam e conhecem o trabalho das suas equipes.
O aumento da produtividade e o engajamento se dá também porque os integrantes das equipes se sentem confortáveis e seguros com uma mão amiga próxima.
Acredito que o líder deva prestar atenção e desenvolver a habilidade de escutar, criar um modelo para sistematizar o tratamento deste tema junto a todos os componentes da sua equipe dando feedback sempre que necessário e cumprindo os compromissos que assumir devido as conversas com o grupo.
As conversas podem ser individuais ou em grupo, mas importante que sejam genuínas e mantenham um registro formal visando o acompanhamento dos temas tratados.
O lucro será de todos e este não se resume apenas a produtividade. A modificação positiva do ambiente de trabalho será evidente com o passar do tempo, além da satisfação pessoal do líder de poder fazer a diferença na vida das pessoas.