A noticia sem sobra de dúvidas é uma das mais importantes desde o lançamento do YOUTUBE.
A WIKIPEDIA, um dos grandes símbolos da WEB 2.0 lançou uma campanha para convencer os usuários a publicarem vídeos em sua plataforma. A WIKIPEDIA é o maior experimento colaborativo na história do homem. É também um dos dez sites mais visitados do mundo. A WIKIPEDIA em inglês sozinha tem mais que 3,2 milhões de artigos, que foram todos criados por uma comunidade ativa. Qualquer um pode editar um artigo, fazendo a Wikipédia um recurso em eterno crescimento. É ai, aonde começa a diferença.
Os princípios que regem a WIKIPEDIA são o compartilhamento e a co-criação, tudo que é produzido na WIKIPEDIA é licenciado em CREATIVE COMMONS, licença de direito autoral que permite alteração, cópia e livre distribuição do conteúdo.
Diferente dos outros sites de publicação de vídeos, WIKIPEDIA é uma enciclopédia. Isso significa que suas contribuições farão parte de uma enorme fonte de recursos educacionais. Segundo a Wikipédia ela se dispõe a construir um arquivo de alta qualidade com conteúdo enciclopédico.
Os vídeos devem ser curtos, leves (abaixo de 100MB), bem acabados, e definitivamente enciclopédicos. O que conta como enciclopédico? A resposta varia de acordo com o tipo de vídeo. A comunidade da WIKIPEDIA tem seus próprios padrões e vídeo é um território ainda fresco.
Imagine que você vai publicar um vídeo e ele poderá ser editado, mixado, complementado é um novo paradigma para a Internet.
O motor por trás da solução é baseado em uma nova tecnologia de acesso chamada TAG VÍDEO do HTML 5 e THEORA. Até agora o HTML não reconhecia nativamente arquivos de vídeo necessitando de outros programas específicos para isto, sendo um dos mais populares o FLASH PLAYER da ADOBE.
No site de Vídeo da WIKIPEDIA , você encontra definições, objetivos e outros pontos importantes e relevantes que indicam o direcionamento da plataforma.
Fontes:
Artigo Tecnologia REVISTAGOL – Por Rodrigo Savazoni,