A renovação do parque de servidores e estações de trabalho, dentro de nossas possibilidades não deve exceder o prazo de garantia dos equipamentos.
Claro que isto depende da capacidade financeira da empresa e como mínima devemos prever a troca dos servidores, pois eles são normalmente o coração de todo um empreendimento e um planejamento. Hoje não existe gestão sem o apoio da informática.
No momento da definição da infra necessária para atender a um ERP, ou um sistema isolado que necessite de recursos especiais, este investimento deve contemplar as necessidades atuais e no mínimo o que for necessário para algum crescimento no prazo de 36 a 48 meses. Para isto precisamos de estimativas que espelhem o crescimento do negócio e que indiquem a adição de novas unidades a empresa, precisamos ter cuidado com modificações acima de 30% na quantidade de usuários ou a implantação de novos módulos não previstos, isto pode significar a necessidade de aquisição de um novo servidor, ou a modificação de um licenciamento de banco de dados ou ainda de um servidor de aplicação.
As modificações não previstas no plano original de investimentos podem representar um gargalo nos servidores e problemas de desempenho em todo o ERP determinando um cenário de CAOS para a empresa. Nem sempre, a aprovação de novos investimentos é um processo rápido, e recursos financeiros são sempre escassos.
De uma maneira geral a tecnologia de servidores torna-se obsoleta ou é ultrapassada em aproximadamente 36 meses. Este tem sido um prazo razoável para novos investimentos. Vale ressaltar que isto não significa que tenhamos a obrigação de troca de servidores nestes prazos, mas devemos rever a infra periodicamente.
Servidores não devem permanecer com sistemas de missão crítica além da garantia do fabricante.
Atualmente todos os fabricantes fornecem garantias que vão de 12 a 60 meses, tornando a vida dos responsáveis pela TI mais tranquila, no que diz respeito a manutenção de servidores e a existência de peças de reposição. Linhas de servidores com processadores XEON tiveram suas garantias estendidas de 36 para 60 meses, prazo este que sempre foi comum no mundo RISC.
Servidores em um projeto de ERP, não chega a representar 20% do total do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário