Neste mês participei do OOW - Oracle Open World 2010 que se realizou em São Francisco na Califórnia e tive a oportunidade de ver as estratégias da Oracle para estes próximos anos.
Com uma fome de aquisições a muito tempo não vista, a Oracle no ano passado adquiriu quase 1 empresa a cada semana, aumentando assim não somente novos serviços e tecnologias como também a quantidade de clientes (MARKET SHARE) em diversos segmentos do mercado de TI.
O número de participantes estava 20% superior que o ano anterior, mais de 45.000 pessoas e houve um aumento no número de apresentações, o que já era impraticável de se acompanhar, definitivamente ficou impossível para uma pessoa apenas tentar descobrir o que vai acontecer e qual o tema que pode ser deixado de lado. Este é um evento aonde as empresas que tem condições deveriam mandar 2 ou 3 profissionais para acompanhar, pois além do já consagrado DEVELOPER FORUM, após a aquisição da SUN, neste ano, oficialmente o JAVA ONE se integrou ao circuito do OOW.
Das palestras que gosto de participar o KEY NOTES do Larry Ellison é sem dúvida um dos mais interessantes. Neste ano ficou claro a estratégia da Oracle para o UNBREAKABLE LINUX, opção até agora de Linux para a plataforma Oracle que concorre diretamente com o RED HAT EE. A Oracle anunciou que vai liberar junto com o KERNEL compatível com o RED HAT um KERNEL otimizado da Oracle, sem algumas das limitações conhecidas do RED HAT. Embora anuncie que continuará compatível com o RED HAT, ela sinaliza que manterá esta compatibilidade por mais 5 anos. Isto deixa muito para pensarmos sobre a plataforma JAVA, já que com a aquisição da SUN, o novo dono do JAVA é a Oracle. O que nos reserva para os próximos anos, um JAVA mais otimizado? Quem sabe com um licenciamento especial?
Na minha opinião, a polarização que sempre existiu entre .NET e JAVA e que era encarada de forma romântica como sendo a Microsoft contra o Mundo Livre, nunca existiu e mais do que nunca isto está claro. Neste momento será Microsoft x Oracle, quem vencerá ?
Com a aquisição da SUN, a Oracle ficou grande em alguns segmentos que sempre tentou participar mas nunca teve muito sucesso, esta aquisição possibilitou que a Oracle entrasse na fabricação do Hardware como um PLAYER maduro, mas isto é tema para outro post.
A respeito do titulo do POST, fico morrendo de saudades da minha família e do tempero da comida brasileira !!