Avança nos Hospitais do Brasil o uso de sistemas de gestão de tecnologia da informação, mas ainda assim mais de 80% dos hospitais não dispõe de quase nenhuma informação estruturada para gestão dificultando assim a melhoria na qualidade do atendimento.
As instituições de saúde melhoram os procedimentos de atendimento, investindo cada vez mais em equipamentos modernos de última geração, mas poucas reservam parcela de seus investimentos para sistemas de gestão. segundo o SBIS - Sociedade Brasileira de Informática na Saúde, não existem números precisos sobre o investimento em TI por parte das instituições de Saúde, sabe-se em linhas gerais que o setor de saúde é o que menos investe em TI (Comenta Claudio Giulliano, presidente SBIS em entrevista 1).
Comparado com Europa e Estados Unidos o Brasil ainda investe muito pouco e não existem incentivos para este investimento. Somente os EUA investiram em 2010, mais de 20 Bilhões de dólares para incentivar e fomentar a área de software de saúde.
Iniciativas esporádicas do Ministério da Saúde e de alguns governos estaduais, como a privatização das UPAS, permite transmitir para a iniciativa privada a gestão de saúde. As empresas que estão preparadas para assumir esta atividade têm seus sistemas e implantam nestas unidades, o que permite um ganho na gestão e na qualidade dos atendimentos.
Nos últimos 5 anos, a gestão hospitalar se profissionalizou, gerando a necessidade de sistemas que atendessem a demanda dando agilidade aos profissionais de saúde. Os sistemas se modernizaram e o RES - Registro Eletrônico de Saúde, já é uma realidade em alguns sistemas de gestão no mercado brasileiro.
Os usuários e o mercado impuseram a modernização dos sistemas de gestão. As interfaces de acesso devem ser agradáveis e os sistemas devem facilitar o uso dos usuários finais, além é claro de eliminar o retrabalho, ganho este percebido quando da implantação de um sistema de gestão.
É claro que a melhoria de gestão não pode ser creditada somente ao uso de um sistema. Para que esta melhoria seja alcançada, se faz necessário a determinação das empresas de saúde em ter profissionais competentes, treinados e motivados, juntamente com uma boa infraestrutura e a aplicação das melhores práticas de gestão e qualidade. Este conjunto permite a melhoria da eficiência e da qualidade do atendimento.
1-http://www.sbis.org.br/site/arquivos/EntrevistaiLUPAS.pdf
http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/index.cfm/?portal=pagina.visualizarArea&codArea=319