terça-feira, 12 de junho de 2012

Descomplicando a Área de Infraestrtura

A gestão de infraestrutura de Tecnologia da Informação sempre foi uma coisa complicada. E, parecia que quanto mais complicado, melhor. Isto porque os gestores de TI eram obrigados a entender de tudo, escolher as melhores alternativas, e gastar milhões em equipamentos e softwares.

Com o advento do Cloud Computing os executivos estão cadas vez mais se tornando gestores de contratos e da qualidade dos serviços prestados do que tomando decisões sobre a aquisição dos melhores equipamentos e tecnologias.

Com o Cloud Computing, a atividade de TI está ficando transparente, não importa o equipamento que o provedor está utilizando, o que interessa é o desempenho e a qualidade do serviço contratado. A escolha dos equipamentos e soluções de software que suportam os sistemas dos clientes passou a ser uma escolha dos provedores de Cloud.

Os novos produtos de infraestrutura para suportar o Cloud Computing também tendem a ficarem mais simples. Com os sistemas rodando em ambiente centralizado, é necessário escolher corretamente os produtos que permitem o acesso aos aplicativos e aos dados.
As empresas com diversas filiais tendem a se beneficiar de forma mais rápida pelo uso de um ambiente de Cloud. Conseguem um ambiente centralizado com boa qualidade a um custo bastante atrativo.

Um dos produtos que mais se adequou às demandas do ambiente de Cloud foram os softwares de virtualização. Eles representam o típico produto de Cloud que permite desempenho com qualidade, com baixos custos de infraestrutura.

Obviamente que no nosso Brasil amado, ainda temos questões relativas a qualidade x preço dos produtos oferecidos pelas empresas de TELECOM. Nas principais capitais já temos diversas ofertas a preços competitivos.