Este licenciamento vale à partir de 1 de dezembro de 2015.
Abaixo na tabela com as diferenças do novo licenciamento:
Tabela Comparativa Standard Edition 1 Standard Edition e Standard Edition 2 |
Basicamente a Oracle cria limitações para usuários de Bancos Standard Edition que tinham um cluster com 2 nós e 4 processadores e os obriga a migrar para o banco com licenciamento Enterprise.
Além desta novidade, temos ainda uma limitação de Threads. O novo licenciamento vai limitar a 16 a quantidade de Threads do banco. A partir de agora existe uma limitação no binário do banco de dados que vai tratar de fazer esta limitação.
Segundo a Oracle não existe problema de compliance se as máquinas do cluster estiverem por exemplo com processadores de 14 cores cada, que totalizariam 28 cores. O banco vai utilizar apenas 16 Threads simultâneas.
Limites do Oracle Standard Edition 2 |
A novidade pega de surpresa as empresas que utilizam o banco de dados Standard Edition como uma alternativa viável para atender a demanda de performance com 4 processadores sem a necessidade de licenciar o Oracle Enterprise Edition.
Segundo a Oracle, não existe uma estratégia diferente no atendimento para o mercado SMB, mesmo com esta mudança radical no licenciamento dos bancos de dados.
Fonte: Oracle