segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Tecnologias que vão moldar nossas industrias !!

Uma mudança de paradigma se apresenta para o momento e segundo vários analistas de mercado esta mudança será comparável apenas as grandes inovações industriais experimentadas como a mecanização através da energia a vapor, as linhas de montagem a eletrificação e a informatização dos processos de fabricação.

O termo Industria 4.0 é um viral nos fóruns de negócios. Os princípios partem do fortalecimento de sistemas autônomos tomarem o controle da produção em larga escala, possibilitando a redução dos custos de produção e operação de soluções para áreas extremamente sensíveis a custos como eletrônica, automotiva, aeroespacial e saúde com o aumento significativo das margens, visto que o atual modelo de negócios está no limite.
A produção em massa deverá permitir flexibilidade de customização dos itens que estão sendo produzidos de acordo com os pedidos que estão sendo colocados.

A escolha da tecnologia certa não será uma decisão fácil (como nunca foi) e outros pontos importantes como localização, segmento de mercado, capacidade da industria sempre serão estratégicos. No entanto existem algumas tecnologias que todas as empresas precisam explorar.

1. Internet das Coisas - IoT
2. Big Data e Analytics
3. Veículos Autônomos
4. Digitalização e Impressão em 3D
 
1. Internet das Coisas - IoT
Esta tecnologia já está pronta e será dominante nos próximos 5 anos. A produção de produtos de consumo equipados com sensores ou serviços agregados já é uma realidade de mercado. Nós sabemos que dados sem análise não significam nada, portanto a escolha correta da plataforma de IoT deverá ser fundamental para a estratégia de uma indústria 4.0. 

2. Big Data e Analytics
Software Defined, será outro mantra para quase tudo o que conhecemos atualmente e estes responderão aos dados gerados. Fábricas e máquinas interconectadas vão aprender com todas estas informações a fim de melhorar a eficiência e reduzir o desperdício. Será fundamental um motor de avaliação analítico de dados conectado a plataforma IoT apoiando a infraestrutura de TI que será escalável e deverá atender ao redimensionamento em tempo real, garantir a interoperabilidade e a orientação a serviços, dentro de uma massa gigantesca de dados.

3. Veículos Autônomos
O Carro do Google ou o Navio Drone da Rolls Royce são exemplos da criação de sistemas autônomos de transporte. O uso de sistemas autônomos para o público consumidor ainda está a 5 ou 10 anos de distância mas as industrias já tem aplicação em larga escala na automação dos processos de produção. Veículos Autônomos demandam comunicação robusta com redes sem fio confiáveis devem ter a interoperabilidade garantida, capacidade de solução de problemas em tempo real assim como a orientação a serviços.
 
4. Digitalização e Impressão em 3D
Esta será uma das grandes apostas de várias industrias e deverá mudar de forma radical o formato como os produtos são construídos e comercializados. Imaginemos máquinas de venda automáticas de impressão 3D nas lojas de conveniência próximas a suas casa. Você poderá produzir itens que serão utilizados na manutenção remota em substituição a uma peça. A Modularidade, a interoperabilidade e a orientação a serviços são trazidas a tona com a tecnologia 3D trazendo um mundo de possibilidades neste novo cenário.

Certamente este e outros cenários e tecnologias vão se desenvolver na Industria 4.0 nos próximos anos.
Vamos acompanhar atentamente o que veremos.