CDP - Continuos Data Protection
Também chamado de real-time backup ou continuos backup é uma técnica que foi patenteada pelo empresário Britânico Pete Malcolm (https://www.linkedin.com/in/petemalcolm) que consiste da proteção continua dos dados. Todo dado alterado é salvo em um local diferente de sua fonte.
A técnica consiste em efetuar backup de todas as alterações de forma continuada, capturando cada versão dos dados que estiver salva. Esta técnica visa entregar ao usuário a possibilidade de restaurar dados em qualquer ponto no tempo.
Existem vários métodos de captura continua dos dados e que envolvem produtos e técnicas diferentes, o que deve ser considerado é a capacidade de recuperação e os níveis de granularidade de cada solução.
A diferença do CDP para o backup tradicional é que para recuperar o backup tradicional você vai precisar de um backup que terá um ponto no tempo em que foi executado, ao passo que o CDP vai ofertar a possibilidade de recuperação dos dados em qualquer momento.
Não podemos confundir o CDP com raid, replicação ou espelhamento, pois estas técnicas protegem apenas a versão mais recente do dado e no caso de um erro na fonte o erro será espelhado na cópia.
As técnicas de CDP permitem a recuperação de informações salvas no tempo, permitindo a recuperação de diversos estados da mesma informação.
A maioria dos produtos que ofertam soluções de CDP possuem mecanismos para gravação da diferença gerada e algorítimos de compactação de dados, o que reduz bastante o volume gerado pelo backup se comparado a backups tradicionais.
Nem tudo são apenas vantagens. Um dos maiores desafios para o CDP é a capacidade de consumo de banda. Isto pode se transformar em um problema no caso de aplicações com grandes volumes de dados.