quarta-feira, 12 de maio de 2010

Banco de Dados Oracle Estratégias de Alta Disponibilidade (High Availability)

Sempre que inicio um projeto aonde teremos um deploy de banco de dados, a pergunta que fica no ar é quais as técnicas de Alta Disponibilidade que temos a disposição e quais utilizaremos ?
O Banco de Dados Oracle tem várias estratégias que complementam o conceito de HA (High Availability), vou comentar algumas:

Real Application Clusters
Data Guard
Automatic Storage Management
Recovery Manager


RAC - Real Application Clusters
Oracle Real Application Clusters no banco ENTERPRISE é uma OPTION. O Oracle RAC é um CLUSTER de banco de dados com o compartilhamento da arquitetura de cache. Tem como objetivo prover escalabilidade e alta disponibilidade do banco de dados. É a base da Oracle para o conceito de ENTERPRISE GRID.O RAC está disponível no banco STANDARD sem custos adicionais permitindo desta maneira que empresas com menor capacidade financeira possam dispor desta tecnologia sem um elevado custo de aquisição.

Data Guard
O ACTIVE DATA GUARD, é o famoso anjo da guarda dos bancos de dados da Oracle. Ele entrega para o cliente um banco de STANDBY, possibilitando que o site de STANDBY assuma imediatamente e automaticamente a operação. Esta função reconhecida como DISASTER RECOVERY é fundamental para empresas que necessitam de garantia de operação mesmo em casos extremos, como catástrofes. Além desta funcionalidade, o banco de STANDBY serve para acesso de leitura ou READ-ONLY, e pode ser utilizado para consultas, ou geração de relatórios. O ACTIVE DATA GUARD é uma OPTION da versão ENTERPRISE, mas existe uma possibilidade de montarmos o banco de STANDBY com um banco STANDARD. A grande diferença é que o SWITCH para que o banco assuma a operação deverá ser feito de forma manual.
Temos ainda outros benefícios do ACTIVE DATA GUARD da versão ENTERPRISE:
As alterações são transmitidas através da memória entre os bancos, causando assim um isolamento de problemas de I/O.
A estrutura física do STANDBY é totalmente isolada o que minimiza problemas de Hardware.
Existe uma monitoração ativa de corrupção dos dados no banco primário que impede que os problemas sejam repetidos na base de STANDBY.

Automatic Storage Management
O ASM, é uma funcionalidade do banco Oracle, que permite que o administrador se abstraia do FILE SYSTEM do sistema operacional para gerenciar os DATAFILES do banco Oracle. Ele facilita o processo de administração e gerenciamento de toda a estrutura de armazenamento do banco de dados. Ele entrega de forma simples a implementação do I/O assíncrono com grande facilidade de manutenção, além de eliminar a necessidade de produtos de terceiros para o gerenciamento de FILE SYSTEM.

Recovery Manager
Um sistema completo para gerenciamento de BACKUP e RESTORE que proporciona facilidade de administração e rapidez de ação em situações críticas na definição de estratégias de DISASTER RECOVERY. O RMAN proporciona uma interface segura e simples de administrar BACKUP e RESTORE. Trabalha em conjunto com o banco de dados proporcionando identificação de corrupção no nível de bloco durante o backup. O RMAN otimiza o processo de backup economizando espaço e reduzindo o tempo de execução.

No site da Oracle temos relacionadas várias outras estratégias para HIGH AVAILABILITY.
Fonte: http://www.oracle.com