quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cloud Computing, mais uma moda ou como obter resultados através da Web 2.0 ?

Assisti uma palestra pela Internet aonde o Steve Ballmer, CEO da Microsoft, vê a nuvem como uma das maiores oportunidades em décadas para o mercado de tecnologia e para a Microsoft. Ballmer identifica cinco dimensões principais da nuvem e mostra como elas podem nos ajudar. Segundo Steve a nuvem está redefinindo nosso ambiente (Fonte: http://www.microsoft.com/brasil/cloud/).

O conceito de Computação na Nuvem (em inglês, Cloud Computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da internet, seguindo o princípio da computação em grid. O armazenamento de dados é feito em servidores que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas, serviços ou de armazenar dados localmente. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Computação_em_nuvem)
Empresas como Google, IBM e Microsoft foram as primeiras a investir no desenvolvimento da nova fronteira digital.  O Google com seus serviços gratuitos e com a implementação em larga escala de serviços utilizando a nuvem, tem hoje uma das maiores plataformas de uso baseado em conceitos de WEB 2.0.

Atualmente, a Cloud Computing é dividida em quatro tipos:
·         IaaS - Infrastructure as a Service ou Infra-estrutura como Serviço (em português): quando se utiliza uma porcentagem de um servidor, geralmente com configuração que se adeque à sua necessidade.
·         PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço (em português): utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados, um web-service, etc. (p.ex.: Windows Azure).
·         DaaS - Development as a Service ou Desenvolvimento como Serviço (em português): as ferramentas de desenvolvimento tomam forma no cloud computing como ferramentas compartilhadas, ferramentas de desenvolvimento web-based e serviços baseados em mashup.
·         SaaS - Software as a Service ou Software como Serviço (em português): uso de um software em regime de utilização web (p.ex.: Google Docs , Microsoft Sharepoint Online).

A maior vantagem da computação em nuvem é a possibilidade de utilizar softwares sem que estes estejam instalados no computador.
Na maioria das vezes o usuário não precisa se preocupar com o sistema operacional e hardware que está usando em seu computador pessoal, podendo acessar seus dados na "nuvem computacional" .
O compartilhamento de arquivos é facilitado uma vez que todas as informações estão no mesmo local e o usuário tem um melhor controle dos custos da operação, visto que grande parte destas aplicações são gratuitas ou são remuneradas pelo tempo de uso.
Para a equipe de TI, a economia está principalmente em não gastar tempo com manutenção da infraestrutura. A TI tem oportunidade de se dedicar de forma mais intensa ao suporte do negócio.
A infraestrutura para uma solução de cloud computing é mais enxuta que uma situação tradicional.

Ainda temos um caminho longo a desbravar. No Brasil, temos um entrave antigo que está nos custos de Telecomunicação e na capacidade de termos uma infraestrutura de base que corresponda as necessidades para implementação do Cloud Computing. Empresas como GVT e TIM, tem oferecido soluções de Infra de Telecom a um preço razoável, mas ainda carece de capilaridade.
Vale a pena saber mais e conhecer alguns destes serviços: Google Docs, Meebo, ThinkFree.


Fonte: Wikipedia, Microsoft