quarta-feira, 19 de maio de 2010

I/O e RAID com Banco de Dados Oracle - Parte II


2. Tecnologia, prós e contras na implementação de RAID

Há vantagens e desvantagens na utilização de RAID, dependendo do nível considerado e da aplicação a que se destina.

Em geral, o RAID-1 é mais útil para os sistemas aonde a redundância completa dos dados é uma necessidade e espaço em disco não seja um problema. 


Para grandes arquivos de dados ou sistemas com grande uso de espaço em disco, este nível de RAID pode não ser viável devido a capacidade de armazenamento desejada.


 Processos de gravação com RAID-1 não podem ser considerados mais rápidos ou mais lentos que o normal, se utilizarem a técnica correta. Para todos os outros tipos de implementação de RAID, a gravação poderá ser comprometida e tende a ser mais lenta que o normal. As gravações são mais lentas a medida que o calculo de paridade for maior ou mais complexo e as leituras serão mais rápidas do que em sistemas de arquivos comuns. 

Dependendo do RATIO de leitura e gravação a utilização de um RAID poderá dar um ganho real nos processos de leitura e gravação pois um RAID permite a distribuição da gravação em diversos dispositivos fisicos eliminando assim a sobrecarga em apenas um disco. 


Sempre que você tiver um problema com um dos dispositivos do RAID, você terá comprometido todo o ARRAY. A utilização de paridade aumenta em aproximadamente 20% o volume e o tempo gastos para gravação.


Fonte: www.oracle.com